"Se eu tivesse mil filhos, o primeiro princípio humano que lhes ensinaria seria renunciar a toda bebida insípida e dedicar-se inteiramente ao Jerez." - William Shakespeare - Henry IV - Parte 2
O vinho Jerez é uma peculiaridade no mundo do vinho. Quem já bebeu, costuma dizer que nunca viu nada parecido.
É uma bebida fortificada, símbolo de seu país de origem, a Espanha, e que é uma combinação única de história, forma de produção, condições climáticas e tradição.
Sua história está diretamente ligada ao início da viticultura na Espanha, e marca as relações deste país com a Inglaterra.
O vinho Jerez estava disponível na Inglaterra de Shakespeare, sendo de longe o mais popular. Devido ao seu alto teor alcoólico era o preferido nas importações, já que resistia muito tempo nos navios, e com o tempo, acabou caindo no gosto dos ingleses. E por isso também é conhecido como Sherry, um termo inglês.
A paisagem e clima de Jerez também é determinante nas características únicas deste vinho. Ali se encontra um solo único no mundo, a Albariza, um solo de calcário branco e pobre em matéria orgânica, ideal para o plantio de uvas.
Seu processo de produção é complexo e diferenciado, podendo levar décadas. Uma das características marcantes é o aparecimento ou não da flor, um véu de leveduras naturais, e que confere características marcantes ao vinho.
As harmonizações ideais são queijos, carnes curadas, castanhas, azeitonas e até sobremesas.
Bom, trouxe aqui um pouco sobre o vinho Jerez, pois o assunto é muito extenso. Espero que te ajude a entender um pouquinho mais sobre esse universo complexo e vasto que é o do vinho.
Bons estudos! Evoé! 🍇🍷
Fonte: vinotícias.com